Dashur - دهشور

A poucos quilometros do Cairo situa-se uma aldeia de nome Dashur. Fundada Minsat Dashur, esta aldeia e uma das principais atraccoes proximas do Cairo, ja que la existem duas grandes piramides. Depois de deixarmos Sakkara para tras, andamos cerca de 10km e entramos numa area militarizada onde existe um conjunto piramidal com cerca de 3 km2.

Construidas durante o reinado do farao Snefru, salientam-se a Piramide Vermelha e a Piramide Quebrada. Existem outras pequenas piramides nas imediacoes mas o acesso nao e possivel.

A Piramide Quebrada esta envolta em misterio. Nao se sabe exactamente porque tem aquela forma. Teorias apontam para que o seu arquitecto tenha errado na forma da piramide e, para poder termina-la sem que ela colapsasse, teve que a fazer daquela maneira. Outras teorias apontam para uma tentativa por parte dos arquitectos para melhorar estas formas piramidais. Mais uma vez, tivemos que ver esta piramide de longe. O local nao esta acessivel pois existe uma barreira militar que impede a passagem. Sendo assim, a nossa primeira experiencia dentro de uma piramide ocorreu na Piramide Vermelha.

A Piramide Vermelha e um edificio grandioso. Tivemos que subir algumas rochas pela parte exterior da piramide ate alcancar a entrada. Ai, descemos vertiginosamente (e claustrofobicamente) um corredor estreito e baixo com 65 metros ate alcancar as tres camaras interiores. O calor era abrasador, o ar irrespiravel e abafado. Sentiamos a agua escorrer pelo corpo. Mesmo assim, continuamos a subir e a descer escadas e tuneis para visitar o seu interior. Como e estar dentro de uma piramide? Abafado, muito abafado! Claustrofobico e deslumbrante. Sentimo-nos seguros (por incrivel que pareca)! Ca fora, esperava-nos mais e mais calor...

Etiquetas: ,