Deserto Branco e Deserto Negro - Os desertos ocidentais do Egipto

O Deserto do Sahara, maior deserto quente do mundo, localiza-se no Norte da África e tem uma área de 9 065 000 km². O nome Sahara é uma transliteração da palavra árabe صحراء, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). Em todo o Sahara, distinguem-se duas zonas distintas, uma constituida por dunas e designada Erg, e outra bastante pedregosa designada Hamadas. A area de Siwa corresponde a zona de Erg, tendo o seu expoente maximo no grande Mar de Areia. A zona que envolve os oasis de Baharyia e Farafra correspondem ao deserto pedregoso, sendo que nas imediacoes de Baharyia o deserto e negro e em Farafra branco. O Deserto Negro que rodeia o oasis de Baharyia e bastante extenso e a sua coloracao resulta da existencia de basaltos (rocha vulcanica) na area. Ja nas imediacoes do oasis de Farafra, a cor negra da lugar ao branco e o deserto exibe formas fabulosas de erosao eolica talhadas no talco. No Deserto Branco sao comuns as formas tipo cogumelos que exibem brilhantemente a accao erosiva do vento sobre a rocha. Deste processo designado por deflação selectiva (porque so as areias e po em suspensao no ar sao responsaveis pela erosao) resulta diversos tipos de superfícies desérticas. Podem ficar a descoberto extensas areas de rocha nua e polida, como no Deserto Branco, ou desertos de areia, como acontece em Siwa.


Grande parte do Deserto Branco é formado por rocha nua e por extensões de cascalho que lhe foi retirada pela acção do vento. A areia vai-se depositando em locais mais resguardados.

De acordo com alguns estudos recentes, o deserto do Sahara ja tera sido mais húmido do que é hoje, tendo apresentado um clima e por consequencia um bioma tambem distinto. O seu clima tera sido tão diferente que recentes estudos revelaram que o Rio Nilo corria antigamente para o Oceano Atlântico em vez de desaguar no Mar Mediterrâneo. Esta alteracao tera ficado a dever-se a uma mudança de poucos graus no eixo de rotação da Terra que provocou, há cerca de 10 mil anos, uma grande transformação climática gerando o Sahara actual. O deserto é rico em história geologica e exibe diversos fósseis desde dinossauros e outros animais e plantas.

Etiquetas: ,