Egipto

O Egipto e um pais constituido por mais de 90% de deserto, no entanto a maior parte da sua populacao, cerca de 75 milhoes de habitantes, vive ao longo do rio Nilo, especialmente no seu delta. Situado no norte do continente africano, o Egipto e um pais encravado entre alguns dos paises mundiais com regimes mais controversos. A sul faz fronteira com o Sudao, com o qual mantem relacoes bastante tensas devido a partilha de agua do Nilo. No entanto, aos olhos do mundo, o regime de Khartum liderado por Omar Al-Bashir, e conhecido pelas enormes atrocidades e genocidios perpetuados na regiao de Darfur desde 2003. A oeste faz fronteira com a Libia, um pais bastante fechado a ocidente. A este com o Mar Vermelho e o Golfo de Aqaba e a nordeste com Israel. Este pais, de governo semita, comete verdadeiras atrocidades contra o povo palestiniano, inclusive na Faixa de Gaza que tambem faz fronteira com o Egipto. Finalmente, a norte este pais faz fronteira com o Mar Mediterraneo.O Nilo foi e sempre sera a fonte de vida deste pais. Foi nas margens ferteis do rio que a civilizacao comecou a prosperar, ha cerca de 5 mil anos.
Do ponto de vista religioso, o Egipto e maioritariamente muculmano. Apenas 10% da populacao e crista, de faccao Copta. Como tal, a sociedade egipcia tem os valores culturais e religiosos bem enraizados. Os homens nao bebem alcool nem jogam e raramente usam calcoes. As mulheres estao quase sempre tapadas e conservam o Hegab (lenco na cabeca). Apesar da crescente emancipacao que a mulher egipcia conquistou a partir dos anos 70, um movimento na decada de 90 conseguiu convencer as mulheres a voltarem a sua postura tradicional com veu e roupas largas.
Do ponto de vista politico, a figura mais marcante deste pais foi o seu ex-presidente Nasser, que conseguiu abolir a monarquia e criou a republica do Egipto em 1956. Juntamente com Nehru e Tito foi um dos fundadores do Movimento dos Nao Alinhados no periodo da Guerra Fria.Do ponto de vista economico, o Egipto e uma sociedade extremamente rural, pelo que a sua principal actividade e a agricultura. No entanto, investimentos recentes na industria, recursos energeticos e turismo tem vindo a melhorar a situacao economica do pais.Na actualidade, o Egipto enfrenta grandes desafios provocado pelo processo de globalizacao. As multinacionais invadiram o seu territorio e os habitos tecnologicos ocidentais ja estao enraizados. No entanto, o acesso a desterminados bens e cada vez mais um privilegio dos mais ricos, agravando-se o fosso social. Esta situacao e tanto mais grave porque comecam a surgir ressentimentos devido a constante mediatizacao dos habitos e dos bens atraves do cinema e programas de televisao ocidentais. A atitude dos turistas tambem tem aqui um papel importante. Estes, na sua maioria, alojam-se em hoteis de luxo, comem em restaurantes faustosos e usufruem de luxos inacessiveis a maioria da populacao egipcia.Mas nos nao somos como a maioria dos turistas... e como tal, para nos embrenharmos na cultura egipcia, na nossa primeira noite ficamos alojados no coracao do bairro muculmano (desaconselhado pelos guias de viagem) e fomos ver um espectaculo de dancas sufi. Um verdadeiro regalo para todos sentidos!

Etiquetas: ,