Museu do Cairo

Uma turista, em conversa connosco, dizia que e impressionante o pouco que restou do tempo dos Faraos, tanto em termos de templos, como em termos de artefactos. Devo dizer que nao concordo. A civilizacao egipcia ja estava altamente desenvolvida em 2600 a.C. Ha quase 5000 anos! Ou seja, para chegarem ate hoje, as pecas que se podem admirar no museu do Cairo passaram por seculos de roubo e vandalismo, guerras e catastrofes naturais, para alem dos processo de erosao naturais. E realmente impressionante, sim, o que se conseguiu conservar ate aos dias de hoje! E grande parte do que sobrou foi recolhido e exposto no Museu do Cairo.

No entanto, o ponto forte deste Museu tambem acaba por ser o seu ponto fraco. Inaugurado em 1863, tem nitidamente uma estrutura desactualizada, com salas cheias quase ate ao tecto de artefactos de toda a especie e feitio, o que leva a que haja um excesso de pecas para as pessoas admirarem e que faz com que muitas delas nao possam ser observadas com a atencao que merecem. Estao expostas cerca de 12000 pecas de todos os periodos do Antigo Egipto, mas estima-se que estejam guardadas nas caves mais de 150000!

Claro esta que um dos pontos altos do Museu e o tesouro funerario do farao Tutamkhamon, constituido por 1700 pecas, desde tabuleiros de jogo e armas de caca a divas e camas e, claro, a fabulosa mascara funeraria. Na mesma sala onde esta se encontra, podemos tambem admirar os dois sarcofagos interiores, um em ouro macico (que pesa 110 kg) e o outro em madeira envolvida em talha dourada, ambos profusamente trabalhados. O primeiro e realmente uma obra de arte simplesmente magnifica. Infelizmente, nao sao permitidas fotografias dentro do Museu! Outra das pecas que e lindissima e o trono do farao, de madeira coberta com ouro e pedras preciosas. Os desenhos representados nas costas, bracos e pernas do trono sao fabulosos. Finalmente, dentro de enormes caixas de vidro, encontram-se os santuarios, 4 no total, que sao grandes caixas de madeira coberta de ouro, que encaixavam um nos outros como bonecas russas e que envolviam os sarcofagos.

Outra das atraccoes do Museu e a sala das mumias. Devo confessar que, por motivos de contencao monetaria, decidimos nao visitar esta sala, pois requeria um bilhete extra de cerca de 15 euros por pessoa. Fica para uma proxima oportunidade... Turistas de pe descalco!

Etiquetas: ,