O grande Mar de Areia do Deserto Libio

A povoacao de Siwa serviu-nos de base para a exploracao do grande Mar de Areia, no Deserto Libio. Este mar de areia e uma das maiores (senao mesmo a maior) area de dunas do deserto do Sahara, ocupando uma extensao superior a 800km desde a Libia ate ao Egipto. Com mais de 72 000 quilometros quadrados, tem as maiores dunas e ergs do mundo.
A beleza de um deserto resume-se, essencialmente, a sua inospitabilidade. Ou seja, aquilo que tornou o deserto um local letal para os persas ou para os exercitos ingleses e alemaes durante a Segunda Guerra Mundial e hoje um atractivo.
Percorremos o deserto de jeep e durante mais de 6 horas nao vimos nada nem ninguem. Nao ha viva alma por aqui. Nao ha nada. No entanto, a vida ja foi abundante. Sao varios os locais onde podemos testemunhar a existencia de fosseis marinhos, desde algas a bivalves e conchas. A areia, essa sim, domina claramente a area.
No interior do deserto surgem depressoes onde a agua aflora a superficie. A maioria das vezes e agua salgada mas, em situacoes mais particulares, tambem existe agua doce. Ai sim, vemos turistas. Poucos, porque as temperaturas elevadissimas que se registam aqui nao convidam ao turismo nos meses de verao. No entanto, e nestes pequenos oasis que encontramos os poucos estrangeiros que se veem por aqui.
Enquanto percorro a vastidao do deserto e penso que atravesso uma das areas mais inexploradas do planeta questiono-me sobre a nossa viagem. Efectivamente, esta altura do ano nao foi a melhor para visitar estes lugares. No entanto, faze-lo durante o inverno seria tambem contactar com um deserto "cheio de turistas" (sendo que cheio nao ultrapassaria as dezenas).
E penosa a travessia no deserto mas ao mesmo tempo recomfortante. O conforto, a plenitude da paisagem e a magnificiencia dos locais so consigo assimilar ao final do dia, quando as temperaturas comecam a baixar ligeiramente e vemos o por-do sol nas dunas.
Para terminar o dia passamos a noite a dormir na orla do deserto com o oasis. Descobri que as moscas podem aterrorizar uma noite que tinha tudo para ser perfeita. De manha, um novo amanhecer, desta vez com Deserto Libio como pano de fundo.

Etiquetas: ,