Piramides de Gize - ترجم هذه الصفحة

Gize, o suburbio do Cairo, podia nunca ter saido do anonimato nao fosse la estar localizada a unica das 7 Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pe. No entanto, Gize vive hoje com problemas sociais decorrentes da localizacao das grandes piramides no seu espaco geografico. Um turista que chegue ao Cairo numa viagem organizada sera levado de autocarro ate ao planalto de Gize e ai enfrentara a fila para comprar bilhetes e disfrutara da beleza das grandes piramides. O viajante enfrenta outros desfios.
As grandes piramides sempre atrairam exploradores e ha seculos que a populacao local compreendeu que pode lucrar com este complexo. O governo egipcio cobra-se de taxas elevadissimas para as visitas. A entrada no recinto custa 8 euros e nao da acesso a nenhum monumento. Quem desejar visitar o interior da piramide de Queops tera de desenbolsar 15 euros, e 5 euros pela piramide de Kefren. Dentro do recinto, o Museu do Barco Solar custa 7 euros e apenas a Esfinge pode ser visitada sem se pagar.
No entanto, nao foi so o governo egipcio que se apercebeu que os turistas estao dispostos a pagar grandes quantias de dinheiro para "coleccionar" esta maravilha. Uma companhia privada orquestra um espectaculo de luzes e som, basicamente iluminando as piramides durante a noite, e cobra 11 euros por bilhete. E onde fica a populacao local? Onde fica o desenvolvimento sustentavel do suburbio de Gize? Toda a gente enriquece com as piramides, e os habitantes que vivem lado a lado com este monumento? Tambem esses resolveram melhorar a sua situacao financeira. Hoje, a volta das piramides, existe uma especie de gang organizado que tenta estorquir o maximo possivel ao viajante independente. Este gang, nas imediacoes do recinto, bloqueia a passagem dos taxis que transportam estrangeiros, instalando o medo e fazendo demonstracoes de agressividade. Tentam, por variadissimos esquemas, impedir a passagem dos taxis e levar os viajantes a deslocar-se de cavalo ou camelo ate ao recinto. Apesar da policia tentar controlar a situacao (que de acordo com os locais melhorou bastante) o gang estendeu a sua area de influencia a locais mais afastados. Sem grandes problemas e gracas a pericia dos dois taxistas que nos levaram a Gize, conseguimos alcancar as piramides sem grandes disturbios e recorrendo apenas a dialogo e apertos de mao. Uma vez em Gize, descobrimos que tambem os menos agressivos encontraram maneira de sobreviver.
A volta das piramides os recintos estao cheios de camelos e cavalos que esperam a abertura do complexo para poderem entrar. Em tudo semelhante a um mercado de gado, os animais esperam em fila para fazerem as delicias dos turistas. O viajante tem o privilegio de testemunhar a maquina turistica que se engendra por tras da unica Maravilha do Mundo Antigo. Aquando da abertura do recinto, os turistas comecam a chegar, de todas as nacionalidades e falando todas as linguas. A populacao local tambem investiu na educacao porque os vendedores dominam agora o basico de todos os idiomas!
Apesar de todo o espectaculo que rodeia as piramides, estes edifiios com milenios de historia ao perderam o seu esplendor.
Gize substituiu Sakkara como necropole de Menphis e exibe os mais inigmaticos e gigantescos complexos piramidais do mundo. Os faraos, em tempos, escolheram este local para o seu repouso eterno. A Esfinge guardou durante seculos o planalto de Gize, protegendo os seus faraos de guerras arabes, guerrilhas tribais, invasao napoleonica, colonizacao inglesa e os saques perpetuados pelo homem geracao apos geracao. Essa proteccao esteve longe de ser pacifica. Para alem de desfigurada, a Esfinge nao impediu o saque do interior das piramides e tumulos.
Hoje, a Esfinge enfrenta um novo desafio: preservar as pramides e todo o complexo do ataque dos turistas. Subir as piramides ja e proibido mas pode-se entrar e sair sem qualquer controlo, "ver" com as maos os tumulos e representacoes nas rochas, saltar e subir as Mastabas e os tumulos. Ate quando resistira esta maravilha? Sera a humanidade capaz de preservar aquilo que as areias do deserto tao bem fizeram durante milenios?

Etiquetas: ,