Abydos e Dendara

Quem visita as ruinas faraonicas do Egipto tem bastante dificuldade em imaginar como seriam esses templos no seu periodo aureo, pois o peso dos anos faz-se sempre sentir, nao existindo portas, tectos, objectos no interior, etc. No nosso caso, o guia da American Express e uma ajuda preciosa pois contem reconstrucoes esquematicas coloridas dos principais monumentos. A questao da cor passa despercebida a qualquer um, uma vez que os relevos esculpidos que se veem nas paredes e tectos dos templos estao, na esmagadora maioria, desprovidos de qualquer sinal de alguma vez terem sido coloridos. Ora, depois dos templos de Luxor e Karnak, faltavam-nos dois locais a visitar no nosso periplo pelo Egipto faraonico, Dendara e Abydos, sendo que o que os torna atraccoes e os distingue dos demais e a particularidade dos seus relevos esculpidos estarem muito bem conservados (comparados com todos os outros lugares), conservando muitas cores vivas.

Dendara foi onde Hator, deusa do amor e ama de leite (e amante!) de Horus, deu a luz Ihy, filho de Horus, e foi sempre o centro de culto a esta deusa. O templo que se pode visitar actualmente e greco-romano, mas a sua estrutura imita a das epocas faraonicas. O templo encontra-se em restauro (coisa nunca vista por aqui, pelo menos por nos!), sendo de realcar os tectos da sala hipostila (com 18 colunas com a cabeca de Hator no cimo), ou melhor de metade dela! Na metade ja limpa e possivel observar relevos lindissimos, sendo de destacar os discos solares, que ocupam o corredor central, e as representacoes de inumeros deuses. O conjunto de relevos mais espectacular e o denominado "Zodiaco de Dendara" (rectangular), onde estao representados todos os signos do Zodiaco (alguns representados na forma para nos habitual, outros com uma representacao egipcia) sustentados por Nut, deusa do Ceu.

Abydos era o centro de culto a Osiris e a cidade mais sagrada do Egipto faraonico. Osiris era o Homem-Deus que ensinou aos homens a agricultura, a escrita, e a veneracao dos Deuses. Era casado com a sua irma Isis e tinha um irmao ciumento (Seth) que o matou, desmembrando o seu corpo em varias partes que espalhou pelo Nilo. A tradicao (muita dela transmitida por fontes gregas) diz-nos que Isis (e a sua irma Neftis) juntou todos os pedacos (ou todos menos um...) e, com a ajuda dos deuses Anubis e Toth, reconstituiram Osiris, criando a primeirs mumia. Com os seus poderes magicos, Isis conseguiu ainda ressuscitar Osiris, e assumindo a forma de uma ave conseguiu conceber o filho Horus. Depois de ressuscitado, Osiris desceu ao Mundo Inferior para se tornar senhor dos mortos.

Abydos tinha muitos templos mas so resta um templo mandado erguer por Seti I. As cores dos relevos sao espectaculares na maioria das salas, sendo de destacar as sete "capelas", na parte mais interior do templo, dedicadas a seis deuses e ao farao Seti I e que continham a estatua do respectivo deus e a sua barca sagrada. Destas, a capela dedicada a Osiris da acesso a uma serie de salas interiores, que sao as mais impressionantes. Definitivamente, quem se interessa pelo Antigo Egipto nao pode perder Abydos. OBRIGATORIO!

Etiquetas: ,