Amman - عمان

Amman (ou Amã em portugues corrente), capital da Jordania, e a maior cidade deste pais. Com mais de dois milhoes de habitantes, a cidade fervilha de movimento de dia e de noite e e o centro de comércio e indústria nacional. Tudo gira em torno da capital.

Devido a influencia do Rei Hussein este pais conseguiu e consegue ainda hoje manter relacoes cordiais com os restantes paises do Medio Oriente o que faz de Ammam uma cidade central nesta area do globo. E possivel a partir daqui viajar para paises tao dispares do ponto de vista ideologico como o Iraque, a Siria, Israel ou o Egipto.
A historia da cidade remonta aos templos biblicos, altura em que se designava por Rabbath Amon. Os gregos fundaram aqui uma cidade prospera sob o nome de Filadelfia que acabou por cair sob o dominio arabe.

Os anos foram passando e Amman foi sendo destruida por sucessivos sismos e outros desastres naturais. Por incrivel que pareca, em 1921, quando o Rei Abdullah Ibn Hussein a tornou capital, a cidade nao passava de uma aldeia povoada principalmente por beduinos. A construcao de uma linha ferrea entre Damasco (capital da Siria) e Medina (Arabia saudita) com o intuito de facilitar a peregrinacao anual (hajj) veio incrementar fortemente a importancia desta cidade. Amman constitui uma das cidades habitadas continuamente mais antigas do mundo e hoje a sua populacao e constituida por inumeros refugiados palestinianos que fugiram dos territorios ocupados em 1948 (aquando da criacao do estado de Israel) e 1967 (Guerra dos Seis dias). Na primeira Guerra do Golfo, Amman tornou-se o destino dos refugiados do Kuwait e, na actualidade continua a receber inumeros refugiados tambem do Iraque.

Para compreender um bocado melhor a historia da cidade visitamos a Citadela no topo de uma colina da cidade. Ai, as ruinas da cidade bizantiva (326 d.C) impressionam assim como o agradavel Museu Nacional de Arqueologia. Este, para alem de um conjunto de artefactos historicos relacionados com os periodos por que a cidade passou, exibe alguns originais dos Manuscritos do Mar Morto.

Descendo as ruelas da colina ate ao Teatro Romano observamos o crescimento anarquico da cidade. Ainda tivemos tempo para uma visita relampago ao teatro, bem como ao Museu de Arte Tradicional. Como estamos em periodo de Ramadao as horas das visitas sao muito pequenas e quando aqui chegamos ja estava tudo a encerrar.

Regressamos pela mesquita e podemos contemplar a devocao dos muculmanos em mais uma hora de oracao que antecede o fim do jejum. Um espectaculo na sua verdadeira essencia. A cultura muculmana elevada ao expoente maximo na cidade de Amman, a capital da Jordania.

Etiquetas: ,