Dahab, uma paraiso no Mar Vermelho!

Em Hurghada descobrimos que NO FERRY para Sharm El-Sheik!!! Sendo assim... BUS!
Depois de sair de Hurghada no autocarro das 21.30h a caminho do Suez, para seis horas de viagem, chegamos as 3.30h da manha e descobrimos que o proximo autocarro para Dahab so saia as 11h. Dormimos por ali mesmo tendo por companhia alguns muculmanos perdidos e gatos. Ainda tentamos as 6h da manha um taxi para Dahab mas depois de andar uma hora as voltas pelo Suez (que descobrimos ser provavelmente a cidade mais feia do mundo e se parece com Berlim Leste do filme Goodbye Lenine) optamos por continuar a espera na estacao. O autocarro que teoricamente deveria demorar 5 horas do Suez ate Dahab demorou 8 horas. Assim sendo, quase 24h depois desta tenebrosa viagem chegamos ao paraiso.

Apos percorrer o Egipto, de les a les, durante um mes chegamos a Dahab. Esta pequena povoacao, na costa do Mar Vermelho, foi o culminar de uma aventura faraonica. Longe dos edificios de betao construidos em frente ao mar que tinhamos em Hurghada ou em Sharm El-Sheik, Dahab cresceu harmoniosamente em torno de uma aldeia beduina. Os turistas endinheirados nao param por aqui, estao em Sharm nos resorts. Em Dahab estao os viajantes independentes que, de algum forma, promoveram um turismo mais ou menos sustentavel.

Com esplanadas voltadas para o mar com sofas e almofadoes, descobri que a minha viagem poderia terminar aqui! No entanto, so teriamos dois dias para Dahab, ja que um dos dias previstos tinha sido queimado com a viagem de autocarro. So nos safamos a relaxar na piscina do hotel que ao contrario do que se possa pensar era uma pechincha! Num dos dias optamos por fazer um tour aos canhoes Branco e Colorido, no deserto do Sinai. Nessa mesma noite subir ao Monte Sinai e de manha visitar o Mosteiro de Santa Catarina. Nesse mesmo dia fazer snorkeling no Blue Hole. Ou seja... nao respirar nem dormir durante dois dias... so pelo tubo!!! A subida ao Monte Sinai e visita ao mosteiro, assim como a viagem aos canhoes ja tivemos oportunidade de partilhar no blog. O mar Vermelho...
Meu deus havia tanto para dizer sobre o Mar Vermelho... Os recifes de coral sao FABULOSOS! Nunca tinha visto corais tao bonitos. Dos corais brancos mais comuns ate aos coloridos azuis, vermelhos, rosa ou amarelos, e um assombro para a visao. Os recifes de coral estao muito bem preservados e os agentes que operam com actividades desportivas sensibilizam as pessoas para a sua preservacao. O Blue Hole, a semelhanca dos outos recifes de coral, sao um assombro em termos biodiversidade marinha. Este ecossistema e riquissimo por antitese com o deserto da peninsula.
No instante que entramos no Blue Hole, um canhao submarino com 80m de profindidade, ficamos sem palavras. Ha centenas de peixes e ate vi o NEMO (peixe palhaco)!!!! Os peixes sao laranja, azuis, amarelos, vermelhos...parece um arco-iris no fundo do mar. A coloracao destes animais enriquece este ecossistema e sentimo-nos transportados para um outro mundo. Os cardumes perseguem-nos e quase se deixam tocar. Tiramos bastantes fotografias debaixo de agua mas com maquina analogica pelo que so quando chegarmos a Portugal poderemos partilhar.
So fizemos snorkling... como sera mergulhar aqui? Quero voltar. Vou voltar a Daha. Um dia (nao muito longe) terei que voltar aqui para fazer um curso de mergulho. Foi esta a minha grande decisao desta viagem pelo Egipto. E para isso que serve viajar. E para sabermos onde pertencemos, o que encaixa com a nossa personalidade e onde poderemos ser mais felizes.

Para terminar, nenhum paraiso seria perfeito se nao tivesse um bom restaurante... Dahab tem optimos restaurantes de frente para o mar onde todas as noites jantavamos, bebiamos sumos naturais e fumavamos sheesha (cachimbo de agua com sabor a fruta tipico do Egipto).

Etiquetas: ,