Damasco - دِمَشقُ

Damasco disputa, juntamente com Jerico e Biblos, o titulo de cidade continuadamente habitada mais antiga do mundo. Apesar deste titulo ter alguma polemica, ja que nas diferentes cidades ha evidencias de ocupacao que remontam a cinco mil anos, Damasco e a capital mais antiga do planeta e um imporante ponto comercial, cultural e religioso. Com uma população absoluta de cerca de 1 669 000 habitantes (2010), localiza-se a 690m de altitude, no sope da cordilheira do Antilíbano e a 80 quilometros do Mar Mediterraneo.
Em tempos, o rio Barada corria pela cidade torneando a citadela e criando um oasis. Hoje, o rio continua a correr mas o seu cheio nauseabundo e a quantidade de residuos que transporta tornou-o um elemento esquecido.
A arquitectura fabulosa da cidade reflecte a sua historia. Capital do Califado Omiada atingiu a grande prosperidade entre 661 e 750. Esquecida aquando a Dinastia Abassida que trocou a capital por Badgad, foi revigorada no periodo Aiubida e Mameluco. No entanto, durante o governo Otomano voltou a experimentar a decadencia. Hoje, e um dos centros mais importantes da cultura arabe e foi, inclusive, em 2008 Capital Arabe da Cultura. Quem visita Damasco nunca podera contornar o maravilhoso Souq, a alma da cidade e que deve a sua diversidade e quantidade de mercadores e comerciantes ao facto de ser uma das cidades da mitica Rota da Seda. Com centenas de metros de ruelas estreitas e sinuosas, becos sem saida e casas damascenas, o souq e uma tentacao. Pode-se comprar de tudo (mesmo tudo) e podemos simplesmente perdemos (nao no sentido geografico porque isso para um geografo seria impossivel @!) mas no sentido economico! A cidade antiga esta dividida em varios bairros sendo que nos exploramos melhor o bairro muculmano e o bairro cristao. Embrenhamo-nos de tal forma na cultura muculmana que assistimos a varias manifestacoes culturais na mesquita Al-Husseiny. Um contador de historias fazia as delicias dos seus ouvintes no atrio, um senhor limpava candelabros e abrilhantava-os para as cerimonias da tarde, um conjunto de mulheres orava e chorava em frente a um santuario. Foi uma experiencia fantastica. Talvez a melhor experiencia que ja tivemos nesta viagem do ponto de vista cultural.
Mas, um ponto incontornavel em qualquer viagem a Damasco e a visita a Mesquita Omiada. Um dos monumentos mais importantes de arte islamica, data do seculo VIII e foi mandada construir pelo califa al-Walid, sobre um santuario romano. As paredes estao cobertas de mosaicos de origem bizantina com representacoes de paisagens naturais num fundo dourado. Ha quem atribua esta decoracao a uma influencia ilusionista tambem existente em Pompeia (Italia). Apesar da sua beleza actual, o local ja deve ter sido um dos pontos arquitectonicos mais fabulosos do mundo ja que o que resta e o resultado de varios incendios e sismos que abalaram Damasco.
Quando entramos sentimos que estamos num local extremamente importante para o Islao. Depois de Meca e Medina, esta mesquita e o terceiro local sagrado do islamismo e isso sente-se. Estamos rodeados de peregrinos muculmanos que se fotografam continuamente. No entanto, este local tambem tem um grande simbolismo para os cristaos. E num dos seus minaretes que se diz que Cristo aparecera no Dia do Juizo Final. E foi a sombra desse minarete que jantamos no terraco de um restaurante!

Etiquetas: ,