Jerash - Decapolis em ruinas

Era Sexta-Feira, em pleno mes de Ramadao. Resolvemos levantarmo-nos bastante cedo, apanhar um taxi para um terminal de autocarros e esperar por um que fosse para Jerash. Jerash encontra-se a 50 km a norte de Ama, e constitui uma das mais bem preservadas e originais ruinas de cidades greco-romanas no Medio Oriente. No periodo helenistico, Jerash (ou Gerasa, na altura) fazia parte da federacao de cidades gregas conhecida por Decapolis, que tambem englobava Philadelfia, a actual Ama. A cidade atingiu o seu auge no seculo II, sob a egide do imperador Adriano. As posteriores invasoes arabes, sucessivos terramotos e, por fim, as investidas dos Cruzados, levaram a sua destruicao. No entanto, o reconhecimento da importancia historica destas ruinas ainda no seculo XIX ajudou a que chegasse a actualidade com um estado de preservacao invejavel.

Nao tivemos de esperar muito pelo autocarro e la fomos, na companhia de locais que tambem se levantaram cedo, apesar das festividades durante a noite. Menos de uma hora depois, chegavamos ao nosso destino. Entra-se no complexo pelo majestoso arco de Adriano, construido para celebrar a visita do Imperador em 129. Logo ao lado, um magnifico hipodromo, onde se davam as corridas de quadrigas e hoje, esporadicamente, se encenam espectaculos que procuram reviver a epoca aurea romana. Descobrimos tambem que a Jordania e actualmente um destino super popular em Portugal pois pudemos detectar a presenca de muitos compatriotas nossos (a Carla diz que e por causa de uma novela da TVI com filmagens em Petra!). Acho que ja vimos mais portugueses aqui do que em todas as nossas viagens juntas!

Seguindo em frente, deparamos com a praca Oval, um monumento unico no mundo romano, com 160 colunas jonicas. Partindo dessa praca, percorremos o Cardo Maximo, uma rua pavimentada com cerca de 600m, que estava alinhada com os principais edificios da cidade. Pelo caminho, pudemos observar as ruinas de igrejas do tempo bizantino. No final da avenida, viramos a esquerda, subindo ao teatro sul e ao templo principal da cidade, dedicado a deusa Artemis. No caminho de regresso, depois de observarmos alguns mosaicos no chao das igrejas, e passarmos pelas ruinas da Agora, dirigimo-nos ao teatro norte, onde um turista alemao entusiasmado declamou Goethe e permitiu verificar as excelentes condicoes acusticas deste tipo de construcao!

Acabamos a nossa ronda ao lado do templo de Zeus, fechado ao publico devido a restauro, comendo uns pessegos deliciosos! Ao todo, estivemos quase tres horas no recinto, sob um sol abrasador (apesar de ainda ser cedo!) mas valeu bem a pena... E um ponto alto da nossa viagem! A saida, ainda tivemos tempo de tomar uma bebida fresca antes de corrermos para apanhar um autocarro de volta a Ama.


Etiquetas: ,