Madaba

Madaba e uma pequena cidade a apenas 32 km de Ama, a capital da Jordania. E uma cidade calma e que pode servir de base de exploracao da area circundante, inclusive o Mar Morto. A partir do seculo IV tornou-se um importante centro da Cristandade, e hoje continua a ser a cidade da Jordania com maior presenca de cristaos e de igrejas cristas. Uma das consequencias deste facto foi o termos ficado alojados num hotel situado no centro da cidade mas suficientemente longe de qualquer mesquita, de tal forma que nao eramos acordados com o habitual chamamento para a oracao das 4.30h da manha!

Para alem disso, nota-se que as principais atraccoes turisticas da cidade estao relacionadas com o cristianismo e com a presenca romana. Madaba e conhecida como a cidade dos mosaicos, pois sempre que sao descobertas mais umas ruinas (normalmente por acidente), estas incluem exemplares mais ou menos bem conservados de mosaicos com motivos geometricos ou dedicados a deuses e a cenas do quotidiano. Podem admirar-se belos exemplares no Parque Arqueologico da cidade (com ruinas de igrejas do seculo VI), na Igreja dos Apostolos (embora nao tenhamos visto nada relacionado com estes ultimos) e no Museu da cidade, com uma organizacao sui generis pois o seu acervo esta distribuido por algumas casas do bairro onde se situa. Mas o cartao de visita da cidade e a Igreja de S. Jorge, ou melhor, o mosaico que se pode admirar no seu chao frente ao altar, o agora famoso mapa mosaico de Madaba. Descoberto em finais do seculo XIX, aquando da construcao de uma nova igreja sobre as fiundacoes de outra, hoje e encarado como o mapa mais antigo da Terra Santa. Esta orientado de leste para oeste, com a Palestina a esquerda e o delta do Nilo no extremo direito e contem, entre outras, representacoes de cidades, da linha de costa, do Mar Morto, dos rios Jordao e Nilo e um esquema detalhado de Jerusalem.

Pensa-se que teria originalmente entre 15 a 25m de comprimento e 6m de largura, com mais de 2 milhoes de pedrinhas e, embora grande parte ja nao exista, o que sobreviveu e ainda suficiente para constituir uma bela obra de arte com um grande valor historico e geografico.


Etiquetas: ,