Monte Sinai e Mosteiro de Santa Catarina

A historia de Moises e a sua fuga do Egipto, liderando o seu povo numa viagem de 40 anos atraves do deserto com destino a Terra Prometida, e bem conhecida por quem quer que leia um pouco da Biblia, ou ate pelos filmes de Hollywood. Na peninsula de Sinai, perto de Dahab, encontra-se o monte Sinai, aquele em que se supoe que Moises tenha recebido do Senhor os dez mandamentos da lei que regeria o seu povo durante os seculos seguintes.

Existe uma tour organizada por qualquer agencia local que consiste em subir ao monte de noite (tal como Moises, mas nao ficando la tanto tempo como ele!), assistir ao nascer do sol no cume e regressar a sua base, onde se visita o mosteiro de Santa Catarina, alegadamente o mosteiro cristao em funcionamento mais antigo do Mundo. Nao podiamos deixar passar esta oportunidade e, entre umas caminhadas pelos canyons branco e colorido e uns mergulhos nos recifes do "Blue Hole", decidimos empreender mais esta aventura. Se a minha ideia era ter uma experiencia mais ou menos solitaria, de modo a poder apreciar o local e a sua historia, depressa vi que nao ia ser nada assim. Depois de duas horas de viagem num mini-autocarro, com um total de 11 pessoas, chegamos a base do monte. Dezenas de turistas sobem a montanha ou preparam-se para a subida. Dezenas de beduinos tem camelos estacionados ao longo da estrada para levar os turistas mais preguicosos ate a parte final da subida, 700 degraus ate ao cimo, sendo os japoneses os clientes mais assiduos. A subida e gradual, com varias paragens, mas dificil, pois estamos ja cansados das caminhadas desse dia. Tres horas depois chegamos ao topo. Cinco barracas vendem comes e bebes a poucos passos do cume, vendedores gritam para atrair turistas sedentos ou com fome. Alugam-se cobertores e colchoes para ajudar na espera do nascer do sol, so dai a duas horas. Tinhamos trazido os nossos sacos-cama, levamos dois colchoes para o cume e, como fomos dos primeiros grupos a chegar, arranjamos um bom local. Metemo-nos nos sacos e fomos dormir... Pelos menos tentar, pois passado pouco tempo comecou a chegar uma torrente de turistas, principalmente de nacionalidade russa. Depois de algum sono sobressaltado, comecaram a notar-se as cores da alvorada, mas o fresco da madrugada nao convidava a sair do saco! Por fim la nos aventuramos a tirar muitas fotos, que no entanto nao fazem jus a beleza da paisagem circundante. As montanhas proximas estao iluminadas de um laranja forte, fazendo as delicias do impulso carregador no gatilho (da maquina...) da Carla! So ai tivemos nocao da quantidade de pessoas presentes no cume, mais de uma centena, mas um dia calmo segundo o nosso guia!

A descida foi feita pelos "Degraus do Arrependimento", o caminho supostamente feito por Moises na sua subida e descida do monte. A paisagem e fenomenal, pelo caminho vao-se vendo locais com historia biblica, e no final da descida esperamos um pouco pela abertura das portas do mosteiro. Apos mais um banho de multidao russa (constituida na sua maioria por fieis da Santa Catarina), la entramos no mosteiro. A estrutura do mosteiro (muralhado) e bastante interessante, mas so uma pequena parte esta aberta ao publico. Contem uma pequena igreja, uma mesquita (!) e uma biblioteca com icones e alguns dos manuscritos cristaos mais antigos que sobreviveram, dizendo-se que so e ultrapassada neste aspecto pela Biblioteca do Vaticano. Finalmente, como nao podia deixar de ser, pudemos fotografar o suposto descendente do arbusto em chamas pelo qual o Senhor se fez conhecer a Moises. De volta ao autocarro, mais duas horas de tentativas de dormir um pouco para restaurar energias.

Concluindo: se quiserem ter uma experiencia engracada, admirar paisagens bonitas e visitar um mosteiro interessante, nao hesitem. Mas se for para terem uma experiencia espiritual ou contemplativa, esquecam. O monte ja nao e o mesmo de Moises, e ele proprio concerteza escolheria hoje outro local para falar com o Senhor!

Etiquetas: ,