Nas margens do rio Jordao

No nosso percurso pelo Egipto, Jordania, Siria e Israel, vamos percorrendo a chamada Terra Santa, regiao onde se concentram os locais que serviram de pano de fundo aos acontecimentos descritos nas paginas da Biblia. Um desses locais e o rio Jordao e muitos dos locais de importancia biblica desta regiao espalham-se pelas suas duas margens que, curiosamente, pertencem a paises diferentes. Isto porque grande parte do curso do rio Jordao, desde o Mar da Galileia ate ao Mar Morto, coincide actualmente com a linha de fronteira entre a Jordania e a Cisjordania, territorio palestiniano ocupado por Israel desde 1967, tambem designado por Margem Ocidental.

Saimos numa viagem organizada a partir de Madaba, com dois locais biblicos no nosso trajecto: o monte Nebo e o local de baptismo de Jesus. O monte Nebo ergue-se no final de uma cadeia montanhosa, na orla do Mar Morto, e oferece vistas espectaculares deste e da area circundante. Mesmo com a neblina (causada pelo calor) que caracteriza esta regiao durante o Verao, e possivel ver claramente, por exemplo, a cidade milenar de Jerico, ja do outro lado da fronteira. E e por estas vistas que este monte e conhecido na Biblia! Moises, depois de ter guiado o seu povo pelo deserto desde o Egipto, viu a Terra Prometida do cimo deste monte, mas Deus disse-lhe que so a poderia admirar mas que ja nao a pisaria pois estava reservada apenas para a sua descendencia. Diz-se que foi enterrado nesta area e no seculo IV foi aqui construido um santuario para o honrar sendo, no periodo bizantino, transformado numa basilica. No seculo XX, a igreja tem sido reconstruida (e ainda hoje continua!) e e agora conhecida por Igreja Memorial de Moises. Local visitado pelo Papa Joao Paulo II em 2000, tem mosaicos interiores muito bonitos, mas as obras de edificacao de uma nova basilica levaram ao seu fecho e assim nao a pudemos visitar. Restou-nos o pequeno museu e o miradouro, onde pudemos tirar algumas fotos.

Daqui seguimos para a margem do rio Jordao, onde se pensa que Jesus tera sido baptizado por Joao, num local designado aqui por Betania para alem do Jordao. Como e uma das linhas fronteiricas mais problematias do Planeta, esta fortemente militarizada (de ambos os lados), nao sendo possivel o acesso particular do lado jordano. A cerca militar so se abre a um autocarro que parte de meia em meia hora de um parque junto a bilheteira (sim, porque tambem se paga para ver a margem do rio!). Foi assim integrados num grupo de turistas, com a presenca de um guia, que atravessamos a zona militarizada ate chegarmos a area que poderiamos percorrer a pe. A primeira visao do Jordao foi um choque para mim. E apenas um pequeno riacho poluido, condicao a que chegou pelo desvio da sua agua, desde o Mar da Galileia, por Israel e Jordania e por descargas de esgotos ao longo do mesmo curso. Mais adiante, encontram-se as ruinas de tres igrejas construidas no periodo bizantino no local tradicionalmente mencionado como o de baptismo de Jesus. O rio ja nao passa pelo local, pois o seu curso tem sido modificado pela diminuicao drastica do seu caudal, por isso e preciso usar muita imaginacao para visualizar esse acontecimento historico! Esta zona so esta acessivel ao turismo desde 2002 (decorrente dos acordos de paz de Camp David) e encontram-se nas redondezas varias igrejas recentes e outras ainda em construcao. Andamos mais um pouco para visitar o local onde os peregrinos actuais que assim o desejam, sao baptizados. A Carla ainda foi molhar os pes (depois do Ganges, o rio Jordao!) mas a cor do rio nao me inspira confianca... O mais curioso e que, naquele local, o rio nao tem mais do que 3 metros de largura e, do outro lado, encontra-se o local onde se faz exactamente a mesma coisa mas em terras palestino-israelitas! Vemos diante de nos, quase a mao de semear, um edificio com a bandeira de Israel e umas escadas de acesso ao rio, sendo que os locais de baptismo estao rodeados por cercas mergulhadas na agua!

E evidente que as questoes religiosas sao vividas por cada um de acordo com a sua personalidade e conviccoes, mas a verdade e que estes locais, na minha opiniao, estao actualmente de tal modo carregados de importancia politica, militar e ate economica, que se torna dificil de sentir o seu simbolismo religioso. Nao deixa de ser, no entanto, uma visita extremamente interessante, por todas as razoes, e um ponto de paragem obrigatorio para quem se encontra nesta margem do rio Jordao. Daqui a duas semanas, se tudo correr bem, estaremos ja na outra margem visitando outros locais de interesse biblico (e nao so!).

Etiquetas: ,