O Nilo, essa fonte de vida.

O Nilo é considerado o maior rio do mundo em comprimento, sendo que o seu curso, com aproximadamente 6690km, se inicia no Lago Vitoria, no Burundi, e termina num delta no Mar Mediterraneo. Com uma bacia hidrográfica de cerca de 3 300 000 km2 e um caudal de 3 milhões de litros de água por segundo, o Nilo atravessa quase metade do continente africano drenando o Burundi, o Ruanda, o Uganda, o Sudão e o Egipto.
Se em termos historicos o Egipto sempre teve supremacia sobre as aguas do Nilo, nos dias de hoje, essa maxima e ainda mais verdadeira. Ja desde os conflitos na decada de 20 e depois de 50 com o Sudao e com os restantes paises que ocupam a bacia do Nilo (nomeadamente a Etiopia que tem o Nilo Branco) que o Egipto tem tido vantagem na posse desta agua tao vital a vida. A presenca colonial inglesa nesta area do mundo deixou-lhes um legado importantissimo, um acordo que lhes garante "a utilizacao plena das aguas do Nilo". Os restantes paises parecem, de ha uma decada para ca, nao estar de acordo. Numa area com clima desertico, o Nilo e a principal (senao a unica) fonte de vida. Se para o Egipto e Sudao a posse desta agua faz a diferanca entre a vida e a morte, as bases ao conflito estao lancadas. O aumento populacional que estes e os outros paises da bacia registam faz com que os governos se gladeiem pela posse deste bem.
O regime do Nilo varia conforme o clima das regiões que vai atravessando. O Nilo com caracter equatorial e alimentado por chuvas permanentes numa das regioes com mais precipitacao do planeta. Ao entrar no Sudao o seu caudal aumenta devido a confluencia com o Nilo Azul e com o Bahr-el-Gasal. Esta area tropical concedem ao rio caracteristicas particulares alternando periodos de estiagem com periodos de cheias frequentes. Mas, quando o Nilo entra no deserto do Sahara deixa de receber mais afluentes significativos e o seu caudal vai diminuindo progressivamente ate ao Mar Mediterraneo.
A foz do Nilo e, talvez, o melhor exemplo dos delta mundiais. O delta do Nilo localiza-se numa extensa planicie aluvial que representa uma grande parte das terras ferteis do Egipto. Se nao fosse o Nilo a vida aqui nunca teria existido e a civilizacao egipcia nunca teria prosperado e atingido a opulencia que os seus monumentos ainda hoje demonstram. O Egipto e, ainda hoje, considerado como um oásis criado pelo Nilo. As maiores cidades, Cairo e Alexandria, estao nas margens do Nilo e no seu delta. No entanto, um dos lugares que hoje e mais importante para os egipcios e Assuao. Foi ai que em 1970 foi construida a grande barragem e que da hoje autonomia hidrica a esta pais.Segundo a revista Science, alguns cientistas prevem que esta barragem, tao importante para o pais, possa ser responsavel por um dos maiores desastres ambientais ja registados neste pais. Se as suas previsoes estiverem correctas, milhões de habitantes terao de abandonar o delta. A barragem do Assuao e uma das maiores albufeiras artificiais do mundo, e permite controlar a agua, armazenando-a para tempos de seca e fornecendo energia hidroelectrica a todo o pais. No entanto, o volume de sedimentos que deveria chegar ao delta esta em franca diminuicao, criando problemas. A subsidencia do delta provocado por fenomenos tectonicos e uma ameaca. Se ate aqui os sedimentos do rio compensavam este processo natural, hoje isso ja nao acontece. A compactacao do solo ja nao e a mesma e o delta esta a "afundar-se".
O governo do Egipto esta ciente da importancia do delta na sua economia. Investiu em varios estudos e tem um mega-projecto para criar um braco artificial para a area dos desertos ocidentais atraves de uma bomba gigante que desviara 10% do caudal do rio. E urgente fixar a populacao noutros locais. E urgente aumentar a area habitavel deste pais que hoje e 3,5%.
Qual o futuro deste pais? Qual sera o futuro deste rio? O Nilo, que desde os templos faraonicos demostrou ser vital e hoje, nao so uma fonte de discordia, mas a unica fonte de vida. Serao os paises drenados pela sua bacia hidrografica capazes de resolver os conflitos e deixar o rio fazer aquilo que ele sabe fazer melhor: dar vida?

Etiquetas: ,