Petra


Recentemente galardoada com o titulo de "Maravilha do Mundo", a cidade antiga de Petra e, sem duvida nenhuma, a maior atraccao turistica da Jordania. Povoada desde a pre-historia, foram no entanto os Nabateus, povo originario do Nordeste da arabia, que construiram a cidade cujas ruinas atraem hoje turistas de todo o Mundo (embora metade deles sejam italianos!). O sucesso deste povo assentava aparentemente no aproveitamento, controle e conservacao da agua, bem precioso neste terreno desertico. Podem observar-se os canais de agua (ou o que deles resta) nas paredes da garganta (chamada Siq) que constitui entrada para Petra e, no fim da qual, se tem a visao mais classica e conhecida de Petra: o Tesouro (chamado assim porque se pensava que albergava um tesouro de um farao). O momento em que a fachada do monumento surge, na sua tonalidade rosa, por uma abertura nas escuras e apertadas paredes do Siq e aquele que a maior parte dos turistas retem como principal recordacao de Petra. Ate Steven Spielberg se rendeu a beleza deste lugar, que serviu de cenario ao local onde se encontrava escondido o Santo Graal, no terceiro filme da serie "Indiana Jones". Quem nao se lembra de Harrison Ford e Sean Connery a percorrerem, a cavalo, a garganta em busca do calice sagrado? A verdade e que os Cruzados tambem passaram por aqui no seculo XII, assim como os Romanos, os cristaos e os arabes, sendo esta mistura de povos e culturas bem evidente na profusao de estilos arquitectonicos que se podem admirar em Petra. Mas Petra e muito mais do que o Tesouro! Na realidade e uma cidade inteira, que abrangia uma area consideravel em terreno montanhoso e desertico. Para se visitar todos os locais de Petra (sem contar com aqueles que ainda estao enterrados!), seriam necessarios varios dias e e por essa razao que existem bilhetes de entrada de 1, 2 ou 3 dias. Escolhemos comprar um bilhete de 2 dias, que nos custou a modica quantia de 38 JD (aproximadamente equivalente a 40 euros) mas ficamos a saber que, a partir de Novembro, este bilhete passara a custar 60 JD! E a inflaccao jordana... Mas vale bem a pena!
Em Petra podemos dividir os locais de interesse conforme a sua acessibilidade. Ao longo da principal via de acesso (que continua apos o Tesouro) podem visitar-se os tumulos reais e a "baixa" da cidade, onde se distinguem o teatro romano, a rua colunada, o grande templo e uma imponente porta de entrada para o perimetro sagrado da cidade. E de realcar que as escavacoes (financiadas e executadas por paises estrangeiros, com destaque para os EUA) continuam, por exemplo no grande templo, descoberto apenas nos anos 90. E este conjunto de monumentos a que as visitas organizadas (de 1 dia) a Petra dao atencao, e a verdade e que se fica com uma boa ideia da cidade se se visitar apenas estes locais. Mas vale a pena ficar mais um dia para poder visitar dois ou tres locais mais afastados.
No nosso primeiro dia (tarde), visitamos o Altar-Mor de Sacrificio, situado no cimo de uma montanha, a 1035m de altura, ao qual se chega depois de uma subida exigente, em degraus gravados na pedra, e que e um dos locais de sacrificio (animal e humano?) mais bem preservado do mundo antigo. No topo tem-se uma vista espectacular sobre Petra e podem admirar-se altares de sacrificio (com sistema de drenagem de sangue e tudo!) e cisternas de abluccao. Na descida, pelo outro lado da montanha mas igualmente exigente, pudemos observar uma serie de tumulos interessantes. Isto tudo feito a hora de maior calor! (que aqui no entanto nao se compara ao do Egipto)

No segundo dia, decidimos subir ao Mosteiro (chamado assim porque tem muitas cruzes cristas inscritas na rocha), um monumento do seculo I a.C., tambem no cimo de uma montanha. Como as nossas energias tem limite, decidimos ir para cima de burro, o que tambem acabou por ser uma aventura pois os nossos burros competiam para ver qual o que subia mais rapido e vertiginosamente os 800 degraus da subida! Chegados ao cimo, a Carla ainda nao estava satisfeita e quis subir um pouco mais para poder replicar a foto da capa do guia da Lonely Planet, ou seja, subimos a enorme cupula do mosteiro e ai pudemos apreciar as vistas e, claro, tirar muitas fotos!
Nesse mesmo dia, era nossa intencao subir a um ponto alto onde se pode ter uma vista privilegiada de cima para baixo sobre o Tesouro, e que tambem da uma foto classica! Infelizmente os guardas nao nos deixaram subir por onde queriamos, sendo a unica alternativa fazer uma subida extenuante de uma hora e meia (sem contar com o regresso...). Mesmo pesando a frustacao da Carla, decidimos que nao valia a pena e sentamo-nos na esplanada de um cafe frente ao Tesouro, a admira-lo um pouco mais antes de nos irmos embora de Petra.

Etiquetas: ,