Siria

A Siria, pais arabe do Medio Oriente, faz fronteira com o Líbano (pais cja entrada por terra so e possivel pela Siria), Israel (nos controversos Montes (Colinas) de Gola, Jordania, Iraque e Turquia. Outrora a Siria compreendia toda a região do Levante, cuja capital , Damasco, foi a capital do Imperio Omiada e a capital provincial do Imperio Mameluco.


O pais apresenta uma area relativamente grande, cerca de 185.000 km2, dos quais a maioria pertencem a deserto ou estepe. No entanto, alguns oasis, como o de Palmira, permitiram a fixacao de populacao no interior e florescimento de cidades gracas a possibilidade de cultivo de cereais, algodao, leguminosas, legumes e frutas, etc. Por terras deserticas os beduinos, tal como na Jordania, sao quem dita as leis. Este povo continua a viver essencialmente da criacao de gado.


A Republica Arabe da Siria obteve a independencia 1946 e desde essa altura as suas fronteiras tem sido polemicas e instaveis. Um elevado numero de golpes militares e tentativas de golpe de estado tornaram o pais caotico entre 1949-1970. Em Estado de Sitio desde 1962, o pais e governado por um partido unico desde 1963 e, embora seja (teoricamente) uma republica, so foi governado por Bashar al-Assad, o actual presidente que sucedeu a seu pai.


Uma das controversa maiores sobre este pais e a questao associada aos Montes Gola, que Israel ocupou em 1967 aquando da Guerra dos Seis Dias. Do ponto de vista etnico, cerca de 90% da populaçao a arabe muculmana e 10% pertencem a minoria curda. Esta razao faz com que o pais seja governado de acordo com as Leis Islamicas.

Etiquetas: ,