Uma aventura no ponto mais baixo da Terra - Mar Morto

Um dos ícones do Médio Oriente, situado na região interior da antiga Palestina, o Mar Morto banha a Jordânia, Israel e Cisjordânia (territórios palestinianos ocupados). Também conhecido como lago Asfaltite e alimentado pelo rio Jordão que, de dia para dia, vê o seu caudal diminuir. Apesar da designação, o Mar Morto não passa de um lago extremamente salgado com 82 km de comprimento, 18 km de largura e uma área de 1020 km2.
  
Este local, ímpar no planeta Terra, detém dois recordes extraordinários. O primeiro consiste no facto de ser o local com maior altitude negativa do Planeta. Em termos médios o mar esta 417 m abaixo do nível médio das aguas do mar. Esta situação associada as características climáticas locais, clima sub-tropical seco e desértico, faz com que o calor sentido nas suas margens durante o verão seja praticamente impossível de aguentar. A agua escorre pelo corpo, o ar e pesado e difícil de respirar.
  
O segundo record que o Mar Morto detém esta associado a salinidade das suas aguas. A alta concentração de sal na agua e incomparável com qualquer outro lugar na Terra. Cerca de 300 gramas de sais para cada litro de agua e um valor extremamente elevado já que o normal na agua do oceano e de 30 gramas para cada litro de agua (10 vezes inferior). Sendo assim, estas aguas tem o mais alto grau de salinidade e densidade do mundo e são ricas em potássio, magnésio e bromo, assim como em sal de cozinha e sais industriais. Como resultado o desenvolvimento de vida e impossível e o mar e desprovido de qualquer tipo de peixe ou algas. Como o mar e alimentado pelo rio Jordão, que tem inúmeras espécies de peixe, estes ao chegarem ao mar morrem instantaneamente. Esta característica levou a população local a baptizar este local com o nome que tem hoje: Mar Morto.
  

Hoje, a concentração de sal nas aguas atrai muitos banhistas já que aumenta a flutuabilidade dos corpos. Mal se entra nas aguas e deixamo-nos levantar, o nosso corpo bóia e e difícil voltar a colocar as pernas no chão. Nos locais onde não temos pé e possível caminhar dentro de agua sem tocar no fundo. E uma sensação extraordinária e indescritível. E diferente de tudo o que já experimentamos ate hoje.
  
Para compreender a elevada salinidade das aguas do Mar Morto e necessário perceber um pouco da sua origem geológica. Nos períodos Jurássico e Cretácico (de 208 a 66 milhões de anos), o Mar Morto fazia parte do extenso Mar Mediterrâneo que cobria a Síria e a Palestina (hoje Israel, Territórios Palestinianos Ocupados e Jordânia). Na época Miocénico (de 23 a 5 milhões de anos) formou-se uma depressão onde se situa o mar Morto através do soerguimento por acção da tectónica das terras altas da actual Jordânia e Palestina. Esta situação criou a morfologia local que hoje podemos observar: o mar encaixado numa depressão tectónica com altitude negativa rodeado por montanhas e com elevada concentração de sais.

Os spas estão um pouco por todo o lado ja que as lamas do Mar Morto são tidas como terapêuticas e com resultados muito positivos para o tratamento de pele. Não poderíamos deixar de experimentar também esta opção! Claro que não num spa mas nas margens da praia publica mais popular do Mar Morto, Amman Beach.
  
Nos últimos anos, o Mar Morto perdeu uma parte significativa da sua superfície essencialmente devido a exploração excessiva da agua do rio Jordão, única fonte de agua doce da região, para alem da natural evaporação das suas aguas. No entanto, ao contrario do que acontece por exemplo no Mar Aral, aqui a agua e utilizada para irrigar os campos e produzir alimento para a população dos países que o rodeiam. O resultado e uma diminuição de cerca de 1,6 m de agua por ano.
  
Numa região desértica a agua faz a diferença entre a vida e a morte, e o Jordão e um recurso importantíssimo quer para Israel quer para a Jordânia (dai que seja também mais uma fonte de conflito).

Etiquetas: ,