Viajar no Ramadao

A religiao islamica assenta em cinco pilares basicos designados por: Shahada, Salat, Zakat, Sawm e Hajj. A Shahaba consiste na chamada profissao de fe cuja maxima e "Nao ha outro deus senao Allah e Mohammed e o seu profeta". Quem deambula pelas ruas dos paises islamicos compreende perfeitamente a importancia do Shahaba no dia a dia dos muculmanos ja que frequentemente se despedem de nos com a saudacao Inshallah.

O Salat consiste nas chamadas oracoes diarias. Todos os muculmanos devem orar 5 vezes por dia voltados para Meca. As oracoes sao lembradas diariamente pelos Imas que as anunciam nos autofalantes colocados nos minaretes das mesquitas. Quem ja viajou por um pais muculmano recordara concerteza a chamada para a primeira oracao da manha que ocorre por volta das 4.30h da manha. Apesar de grande parte dos muculmanos nao cumprirem com as cinco oracoes diarias, eles fazem sempre uma ou duas por dia. No entanto, no periodo do Ramadao todos os muculmanos tentam cumpri-las e podemos assistir as pessoas a orar no meio de lojas, nas ruas, nas estacoes de autocarro, no deserto, etc.

Outro dos pilares do Islamismo e Zakat, uma especie de obrigatoriedade em dar esmola as pessoas mais pobres e necessitadas.

O Hajj, e outro dos pilares e constitui um momento alto na vida de qualquer muculmano. O Hajj e a pegrinacao a Meca e deve ser feita por todos os muculmanos, pelo menos, uma vez na vida. E a chamada ultima profissao de fe por devocao ao Islao. Esta peregrinacao devera ser feita durante o ultimo mes do calendario islamico e depois de realizada os muculmanos pintam nas paredes exteriores de sua casa a representacao da mesquita de Meca para que se saiba que ja cumpriram a Hajj.
O ultimo pilar do Islao e a Sawm, vulgarmente conhecida como Ramadao, que consiste no jejum durante o nono mes do calendario islamico. Este jejum comemora o mes em que o corao foi revelado a Mohammed. O Ramadao representa a obrigatoriedade de privacao de comida, bebida, tabaco e sexo durante o periodo em que nasce o sol ate que este se poe. Ate ao anoitecer os muculmanos jejuam e apesar de se venderem comidas e bebidas nas ruas nao ve ninguem a comer ou beber. Na Siria e inclusive proibido comer, beber e fumar em lugares publicos durante o Ramadao. Foi aqui que o sentimos mesmo na pele. Como nos dias em que saimos do hostel de manha cedo e so voltavamos ao final do dia. Tinhamos que passar o dia todo sem comer e beber! No dia em que fizemos a viagem de Amman para Damasco e depois de Damasco para Palmira foi tenebroso. Sempre em transportes publicos nao pudemos levar nada a boca. Tomamos o pequeno-almoco as 7h da manha e so voltamos a beber ou comer as 19h! Mas visitar um pais arabe durante o Ramadao e bem mais do que passar privacoes de bebida ou comida, e uma autentica aula de cultura e devocao islamica. Durante o dia as pessoas agem com naturalidade mas por volta das 17h as lojas, os monumentos e os servicos comecam a fechar e os muculmanos dirigem-se para as unicas lojas que estao abertas: as padarias, as lojas de sumos e os souqs de fruta e legumes. Estes lugares experienciam um autentico rebolico. Centenas de muculmanos afluem para comprar comida e preparar-se para o final do dia e final do jejum. Em poucos minutos, e logo que nos aproximamos das 19h, as ruas ficam completamente desertas e nas mesquitas comeca a entoar as oracoes que determinam o final do jejum. Amman esta deserta, Damasco esta deserta, as estradas onde ha poucos minutos nao conseguiamos atravessar estao agora sem um unico carro ou pessoa. Parecem cidades fantasmas. Alguns muculmanos juntam-se nos parques para comemorar o dia com os familiares e fazem picnics. Durante a noite as cidades nao param. As 21h comecam a abrir as lojas e os restaurantes. Toda a gente volta para as ruas ate as 4.30h da manha, altura da ultima refeicao e designada pequeno-almoco. Por esta altura as ruas ficam caoticas de movimento. As mesquitas entoam oracoes e ninguem consegue dormir. O Ramadao e o periodo mais sagrado do ano. Cada esmola que se da vale 70 vezes mais do que noutro periodo. O jejum visa queimar os pecados do corpo ou da alma no resto do ano. As oracoes neste periodo ocorrem frequentemente em grupo e ecoam-se preces que visam substituir as que nao foram feitas no resto do ano.

Etiquetas: , , ,